Área Protegida
[ Produto ]
[ Alimentos a base de plantas ]

Conheça os alimentos à base de plantas com o toque especial de pimenta assîsî. Uma inovadora união entre sabor, tecnologia, sustentabilidade e saúde
Alimentos a base de plantas

A cultura da pimenta em pó (assîsî) é bastante difundida nas terras indígenas Nhamunda Mapuera e Trombetas Mapuera e envolve não apenas sua elaboração e consumo, mas toda uma organização social em seu entorno. A prática de produção e consumo é bastante comum em todas as aldeias, sendo o plantio feito na época das chuvas e a colheita após 3 meses.
A pimenta em pó é comumente usada pelos indígenas como tempero para vários tipos de peixes e carnes de caça consumidos na dieta indígena. Também misturam a pimenta para realçar o sabor e condimentar uma variedade de alimentos de base agrícola, feitos com diferentes tipos de bananas misturadas à goma de mandioca ou a diferentes variedades de batatas.
A produção da pimenta em pó é feita majoritariamente pelas mulheres indígenas, principalmente as mais velhas das aldeias, chamadas de tchatchas na língua Waiwai. Todo o conhecimento tradicional envolvido nos processos de produção se encontra com essas mulheres, tornando-as fundamentais para o manejo da espécie e a para a garantia da permanência do saber tradicional nas aldeias.
A pimenta em pó é produzida por essas indígenas situadas no Norte do Pará e Nordeste do Amazonas, que vivem nas Terras Indígenas Trombetas Mapuera e Nhamundá Mapuera. Sua produção e consumo são uma das formas de expressão da cultura indígena Waiwai e das demais etnias presentes nessas TIs , práticas que dão significado a relação entre estes povos e o território, numa das áreas mais conservadas do planeta.
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores